top of page

SAIBA+

RETINOPATIA HIPERTENSIVA

A retinopatia hipertensiva caracteriza-se por um grupo de alterações do fundo do olho, como artérias, veias e nervos da retina, que são causadas pela hipertensão arterial. A retina é uma estrutura que se localiza na parte posterior do globo ocular e tem como função transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso, o que permite a visão.

Apesar destas alterações ocorrerem principalmente na retina, as alterações secundárias à hipertensão arterial também se podem manifestar na coroideia e no nervo ótico.

A retinopatia hipertensiva pode ser crônica, se associada a hipertensão crônica, ou maligna, se associada a hipertensão arterial maligna.

Ao contrário da retinopatia hipertensiva crônica, que é geralmente assintomática, a retinopatia hipertensiva maligna surge geralmente associada a dor de cabeça, visão turva, visão dupla e aparecimento de uma mancha escura no olho. Além disso, neste tipo de retinopatia podem ocorrer alterações de pigmentação no olho, edema macular e descolamento do neuroepitélio da região macular e edema papilar de tipo isquêmico, com hemorragias e manchas.

Diagnóstico

O diagnóstico da retinopatia hipertensiva é feito mediante fundoscopia que é um exame em que o oftalmologista consegue observar todo o fundo do olho e as estruturas da retina, com a ajuda de um aparelho chamado oftalmoscópio, e tem como objetivo detectar alterações nesta região que possam prejudicar a visão.

Pode-se ainda recorrer a angiografia fluoresceínica, que geralmente só é necessária em casos atípicos ou para exclusão de diagnóstico de outras doenças.

TRATAMENTO

AGENDE

SUA

CONSULTA

A retinopatia crônica raramente necessita de tratamento oftalmológico. A necessidade de tratamento oftalmológico surge, quando ocorrem complicações na retina.

Pelo contrário, a retinopatia hipertensiva maligna consiste numa emergência médica. Deve-se, nestes casos, fazer o controle da pressão arterial, de forma eficaz e controlada, de modo a impedir lesões irreversíveis. Depois de ultrapassada a crise de hipertensão maligna, a visão é geralmente recuperada, total ou parcialmente.

Fonte: tuasaude.com

exames visie 1_edited_edited.jpg

Qualificação, comprometimento, confiança e ética para cuidar do sentido mais fino do ser humano,

a Visão.

bottom of page