top of page

SAIBA+

CATARATA

A catarata é a opacificação da lente intra-ocular chamada de cristalino. Na grande maioria dos casos é uma alteração causada pela idade, que geralmente começa depois dos 50 anos e fica mais frequente conforme aumenta a idade do paciente. Aos 80 anos de idade a grande maioria dos pacientes já apresenta uma catarata que prejudica a visão. A piora da catarata depende de cada paciente e pode demorar meses ou anos até que a opacidade atrapalhe significantemente a visão.

Alguns pacientes apresentam catarata mais cedo, com 40 ou 50 anos de idade, e algumas condições podem causar o aparecimento mais precoce ou avançar seu desenvolvimento, como trauma ocular, uso prolongado de corticóide por via oral ou colírio, algumas doenças como uveítes (inflamação intra-odular) e alta miopia (acima de 6 graus). O único tratamento comprovado para a catarata é a cirurgia, quando retiramos a lente opaca e a substituimos por uma lente artificial. Não existem colírios, vitaminas nem qualquer outro tratamento cientificamente comprovado além da cirurgia para impedir o avanço ou curar a catarata.

O que o paciente adulto com catarata sente?

O paciente têm piora lenta e progressiva da visão. A visão vai ficando embaçada. Alguns tipos de catarata pioram quando o paciente está em ambiente bem iluminado, quando sai no sol, por exemplo. A visão das cores também pode piorar lentamente.

Cirurgia. Ainda não existe nenhum tratamento com remédios ou colírios para impedir ou tratar a catarata.

Hoje a cirurgia de catarata mais moderna é a facoemulsificação. Esta técnica utiliza ultra-som para fragmentar o cristalino e permitir que ele seja retirado por uma pequena incisão, geralmente sem necessidade de dar pontos após o procedimento (Ainda não existe cirurgia de catarata à laser!). O paciente é operado sob anestesia local (geralmente por colírio) e a cirurgia demora cerca de 20 minutos. Depois de algumas horas o paciente é liberado e vai para casa no mesmo dia. Após a cirurgia deve-se pingar colírios por um período de uma a duas semanas para a recuperação completa.

Além de melhorar a visão, as vezes a catarata deve ser operada para permitir o exame da retina e do nervo óptico, que pode ser acometidos por doenças como diabetes, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma. Nestes casos, mesmo que não haja melhora importante da visão, a retirada da catarata permite o acompanhamento e tratamento destas doenças.

Lente Intra Ocular

Esta lente que substitui o cristalino natural e é inserida no final da cirurgia. Geralmente é utilizada uma lente intra-ocular dobrável, que dura o resto da vida do paciente, nunca precisando ser trocada. Existem lentes convencionais, lentes tóricas (que corrigem o astigmatismo) e lentes multi-focais (que melhoram a visão para perto e para longe depois da cirurgia). O exame de biometria, solicitado antes da cirurgia tenta determinar o valor da lente intra-ocular para minimizar a necessidade de óculos, mas é impossível garantir que o paciente vai ficar livre dos óculos para longe depois da operação e como regra vai precisar de óculos para leitura.

As lentes multifocais permitem uma visão melhor para perto e longe após a cirurgia, mesmo assim muitas vezes é preciso óculos para ter uma visão perfeita. Nem todos os pacientes têm indicação de colocar uma lente multifocal, cabe ao oftalmologista determinar a lente mais adequada.

Cuidados pós operatórios

Depois da cirurgia o paciente usa colírio de duas em duas horas nos dois primeiros dias e deve utilizar um protetor de acrílico para proteger o olho operado durante as quatro primeiras noites depois da cirurgia, para evitar que aperte o olho.

Deve-se evitar abaixar muito a cabeça nos primeiros dias, assim como evitar contato com água potencialmente contaminada como mar, piscina ou sauna. A visão geralmente começa a melhorar no no dia seguinte da cirurgia, levando até três semana para estabilizar. Geralmente esperamos pelo menos 10 dias para operar o segundo olho, no caso de cataratas bilaterais.

Uso de óculos após a cirurgia

Geralmente após a cirurgia o paciente vai precisar de óculos para perto (para leitura), geralmente não precisando de óculos para longe, salvo os casos com astigmatismo maior que não utilizaram lente tórica.

TRATAMENTO

AGENDE

SUA

CONSULTA

exames visie 1_edited_edited.jpg

Qualificação, comprometimento, confiança e ética para cuidar do sentido mais fino do ser humano,

a Visão.

bottom of page